sexta-feira, 13 de março de 2009

Decepção, sentimento de desilusão.


Esse sentimento que às vezes sentimos, faz com que nossa auto-estima abaixe de forma significativa, pois, quando menos esperamos somos surpreendidos por ele. E o pior de tudo, é que ele é causado por pessoas em quem acreditamos, confiamos, nos entregamos numa relação de afeto. Infelizmente, essas pessoas não se importam com o que sentimos, com nossas emoções ou assumem o risco de nos decepcionar.

Por mais que as pessoas sejam otimistas, criativas, esperançosas, elas são pegam despreparadas quando surge um sentimento igual a esse. Além de nos abalar psicologicamente e permanecer por um bom tempo, ficamos na dúvida, ou seja, "a ficha demora a cair" de como aquilo foi acontecer. Nunca acreditamos que aquela pessoa com que nos relacionamos e temos grande estima tenha feito algo para nos prejudicar ou nos deixar cabisbaixo.

Entretanto, é preciso que isso aconteça para termos a certeza de em quais pessoas nós podemos contar, confiar e sermos justos. Algumas pessoas que fazem parte do nosso ciclo de relacionamento não são confiáveis. O problema é saber em quem confiar antes que aconteça algo que os definam como boas ou más pessoas. Normalmente, somos atraídos e nos apegamos às pessoas porque achamos que temos algo em comum com elas ou que ela nos atrai de alguma forma.

Confiar em alguém é complexo, ou seja, confiamos em uma em um aspecto e em outro não. Ou, nos dedicamos demais algumas pessoas que no futuro, não tão distante, irão nos decepcionar. E quando isso ocorre tudo vai abaixo, como se o mundo ao nosso redor caixe sobre nossas cabeças. Nesse instante, ficamos sem saber o que fazer, para onde ir, como resolver, precisamos ficar em um ambiente tranquilo para tentar refletir todas as atitudes e avaliar o que deu errado, o porquê do acontecido e, por quê aquela pessoa em que confiavámos agiu daquela forma, inconsequente.

Com o passar do tempo temos que pensar em nossa vidas e fazer algumas perguntas para nós, como: Onde estamos? Tudo está ocorrendo como deveria? As pessoas do nosso relacionamento são confiáveis? Podemos melhorar? Como? Aquela pessoa a qual valorizamos e fazemos o que podemos para ajudá-la é confiável?

Essas perguntas ficam no ar como folhas que caem das árvores em epócas de forte vento. Na verdade nunca saberemos quando seremos decepcionados e nem por quem. Assim, temos que ficar atento para os menores gestos de hostilidade por parte das pessoas que estão ao nosso redor e ao menor sinal temos que abrir mão do relacionamento com aquela pessoa, pois, aquela foi uma das primeiras traições de maiores que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário